Ao falarmos de educação, é comum lembrarmos de escola, provas escritas, professor falando e aluno prestando atenção, ou seja, o estudo tradicional.
Mas a educação criativa traz novas formas de aprender e tornar o ensino mais dinâmico. A educação pode e deve ir além. Deve romper as barreiras de “professor ensina e aluno aprende”, de aluno sentado na carteira somente prestando atenção e fazendo anotações.
Você deve se lembrar de plantar feijão no algodão como tarefa da escola, não é mesmo? E também como foi divertido aprender assim e o quanto esse momento ficou gravado na sua memória.
Práticas assim são sustentadas pela educação criativa, pois ensinam de maneira divertida e contam com a participação ativa e criativa do aluno.
O ensino deve ser um momento que permite compartilhar, trocar e viver o conhecimento da forma como ele será usado na vida real.
Por isso, hoje vamos falar sobre educação criativa e conhecer a importância dessa metodologia para a educação moderna, que se adapta aos novos tempos e busca sempre a evolução daqueles que a praticam.
O que é educação criativa?
A educação criativa é aquela que aproxima o ensino da vida real, favorece a criatividade, dá vida e contextualiza a matéria estudada e contribui para o desenvolvimento do estudante de maneira mais prática e próxima à realidade.
Como o próprio nome já deixa claro, ela tem como objetivo promover a criatividade no ensino, estimulando novas formas de pensar e criar, além de fazer com os estudantes se sintam capazes e respeitados.
Isso acontece porque a educação criativa valoriza habilidades, experiências e conhecimentos de cada um respeitando suas particularidades ao invés de ver todos com a mesma lente limitante.
Benefícios da educação criativa na formação do aluno
Considerando que a educação criativa promove novas ideias e pensamentos, a sociedade como um todo pode desfrutar dos benefícios dessa maneira de educar, não é mesmo? Ah! E engana-se quem pensa que educação criativa é apenas para artistas.
Essa metodologia leva em consideração que existem diversos tipos de inteligência: musical, interpessoal, linguística, matemática, espacial, entre outras. Uma pessoa pode ter excelentes habilidades interpessoais ao mesmo tempo em que possui muitas dificuldades para resolver equações e, mesmo assim, ser muito inteligente.
Assim como alguém pode ser excelente em linguística, mas ter muitas dificuldades com questões de física e ainda ser muito inteligente. Nos dois casos, as pessoas são brilhantes e criativas, porém cada uma em sua área, seja ela mais tradicional ou artística. Desde que elas tenham suas habilidades respeitadas e desenvolvidas, podem se tornar excelentes profissionais.
Com a educação criativa posta em prática, é possível entender e valorizar outras formas de aprendizado e conhecimento, não se limitando à educação tradicional, que, por muitas vezes, discrimina diferentes formas de aprender.
MATRÍCULAS ABERTAS
A Escola Ville Maker é o resultado de mais de 20 anos de experiência de seus fundadores no setor de educação. Atuando de forma propositiva e inclusiva, nossa equipe aplica as ferramentas tecnológicas e educacionais para levar aos alunos que integram essa grande família Ville Maker uma educação pautada em valores, colaborando na formação de cidadãos solidários, críticos e autônomos na sociedade.
Faça-nos uma visita e entenda nosso método de ensino e faça de seu filho um agente transformador do mundo.
Escola Ville Maker
Rua F-40 – Nº 430 Qd-56 Lt-23/25 – St. Faiçalville , Goiânia – GO, 74350-330
Fones: (62) 3095-5713
WhatsApp: (62) 99316- 6588 – Fale conosco
Inglês | Capoeira | Culinária | Xadrez| Robótica maker | Videoteca | Valores| Aulas lúdicas e interativas | Mini Horta|Parque Infantil | Acompanhamento Psicopedagógico
#escolavillemaker #villemaker #villemakergoiania #escolanofaiçalville #educação #faiçalville #escolainfantil #aprensermatematica #aprenderciencias #ensinarcriança #ensinodecriancas #aprenderrobotica #robotica