A importância da imaginação no desenvolvimento infantil

A importância da imaginação no desenvolvimento infantil

Desde pequenos, alguns de nós têm a ideia da importância da imaginação, assim como a criatividade, é um dom que algumas poucas pessoas possuem. No entanto, é consenso entre muitos estudiosos que, na verdade, essa é uma habilidade que pode e deve ser educada desde a infância.

De acordo com Held (1980, p. 46), “a imaginação, como a inteligência ou a sensibilidade, ou é cultivada, ou se atrofia”. Em alguns, a imaginação foi mais “cultivada” e se tornou uma capacidade mais desenvolvida e, em outros, menos, apesar de todos possuirmos em maior ou menor grau.

should you bulk or cut first? here’s what to look for buy andriol macro formula: how to count macros in 5 simple steps | legion

Se pedirem para que fechemos os olhos e imaginemos a vida do homem das cavernas, todos formaremos alguma imagem ou cena em nossas cabeças, certo? Essa é a prova de que todos temos imaginação, já que quando falamos no homem das cavernas, estamos falando de um passado que ninguém presenciou e estamos lidando com o desconhecido.

Sem a capacidade imaginativa, não seríamos capazes de lidar com o desconhecido, tampouco seríamos capazes de imaginar soluções para problemas inesperados. Viveríamos apenas repetindo o passado em um ciclo sem fim, sem qualquer inovação.

Quando combinamos nossas experiências vividas, aquilo que extraímos da realidade, com elementos da fantasia e da imaginação, criamos infinitas possibilidades.

O que você vai encontrar neste conteúdo:

  • Como “cultivar” a importância da imaginação nas crianças;
  • O papel dos livros na imaginação;
  • A importância da imaginação no desenvolvimento infantil;
  • Como “cultivar” a importância da imaginação nas crianças;

De acordo com Gilka Girardello (2011), o contato profundo com a literatura, a arte e a natureza cria uma condição favorável à imaginação. Mas não basta apenas expor a criança à arte, é necessário que o adulto a conduza um pouco pelo caminho, de forma equilibrada, para que a criança preste atenção em alguns aspectos mais sutis que as artes carregam (como as formas, as linhas, os ritmos e os padrões), e tenha também espaço para construir suas próprias conclusões a respeito da obra.

Ao encontrar o novo (um quadro, uma nova paisagem, um texto) o adulto pode ajudar a criança a enxergar elementos que ela não enxergaria sozinha. Por exemplo, ao levar a criança à praia para ver o mar pela primeira vez, poderíamos contar que lá longe, do outro lado da linha do horizonte, existe uma outra criança na costa da África conhecendo o mar pela primeira vez.

Estaríamos explorando ludicamente esse novo encontro e aproveitando para “pintar” novas imagens e possibilidades dando importância à imaginação da criança, a auxiliando nessa viagem pelo desconhecido.

Portanto, é necessário que nós também criemos espaço e tempo para a imaginação em nossas vidas, para que possamos enriquecer a vida imaginativa das crianças à nossa volta.

Fonte: Gabriela Levy, ilustradora do TEC.
No TEC, Tecnologias e Experiências Criativas, a aprendizagem ativa é utilizada para ensinar ciência e tecnologia aos estudantes do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais.

Referências:

_ ANDRADE, Júlia Parreira Zuza. O papel da ilustração no livro-ilustrado: uma discussão sobre autonomia da imagem. Anais do SILEL, Uberlândia: EDUFU, Volume 3, Número 1, 2013

_ZIMMERMANN, Anelise; FREITAS, Neli Klix. O livro ilustrado e a imaginação: escritor, ilustrador e leitor em uma trama interativa. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 36, n. 1, p. 137-150, jan./mar. 2018

_GIRARDELLO, Gilka. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2 (65), p. 75-92, maio/ago. 2011

 

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7041090964232224768

MATRÍCULAS ABERTAS

A Escola Ville Maker é o resultado de mais de 20 anos de experiência de seus fundadores no setor de educação. Atuando de forma propositiva e inclusiva, nossa equipe aplica as ferramentas tecnológicas e educacionais para levar aos alunos que integram essa grande família Ville Maker uma educação pautada em valores, colaborando na formação de cidadãos solidários, críticos e autônomos na sociedade.

Faça-nos uma visita e entenda nosso método de ensino e faça de seu filho um agente transformador do mundo.

Escola Ville Maker
Rua F-40 – Nº 430 Qd-56 Lt-23/25 – St. Faiçalville , Goiânia – GO, 74350-330
Fones: (62) 3095-5713
WhatsApp: (62) 99316- 6588 – Fale conosco

Inglês | Capoeira | Culinária | Xadrez| Robótica maker | Videoteca | Valores| Aulas lúdicas e interativas | Mini Horta|Parque Infantil | Acompanhamento Psicopedagógico

#escolavillemaker #villemaker #villemakergoiania #escolanofaiçalville #educação #faiçalville #escolainfantil #aprensermatematica #aprenderciencias #ensinarcriança #ensinodecriancas #aprenderrobotica #robotica

Deixe um comentário

WeCreativez WhatsApp Support
Sou do atendimento online da Escola Ville Maker, em que posso te ajudar?
👋 Estou pronto para te atender