Desde pequenos, alguns de nós têm a ideia da importância da imaginação, assim como a criatividade, é um dom que algumas poucas pessoas possuem. No entanto, é consenso entre muitos estudiosos que, na verdade, essa é uma habilidade que pode e deve ser educada desde a infância.
De acordo com Held (1980, p. 46), “a imaginação, como a inteligência ou a sensibilidade, ou é cultivada, ou se atrofia”. Em alguns, a imaginação foi mais “cultivada” e se tornou uma capacidade mais desenvolvida e, em outros, menos, apesar de todos possuirmos em maior ou menor grau.
Se pedirem para que fechemos os olhos e imaginemos a vida do homem das cavernas, todos formaremos alguma imagem ou cena em nossas cabeças, certo? Essa é a prova de que todos temos imaginação, já que quando falamos no homem das cavernas, estamos falando de um passado que ninguém presenciou e estamos lidando com o desconhecido.
Sem a capacidade imaginativa, não seríamos capazes de lidar com o desconhecido, tampouco seríamos capazes de imaginar soluções para problemas inesperados. Viveríamos apenas repetindo o passado em um ciclo sem fim, sem qualquer inovação.
Quando combinamos nossas experiências vividas, aquilo que extraímos da realidade, com elementos da fantasia e da imaginação, criamos infinitas possibilidades.
O que você vai encontrar neste conteúdo:
- Como “cultivar” a importância da imaginação nas crianças;
- O papel dos livros na imaginação;
- A importância da imaginação no desenvolvimento infantil;
- Como “cultivar” a importância da imaginação nas crianças;
De acordo com Gilka Girardello (2011), o contato profundo com a literatura, a arte e a natureza cria uma condição favorável à imaginação. Mas não basta apenas expor a criança à arte, é necessário que o adulto a conduza um pouco pelo caminho, de forma equilibrada, para que a criança preste atenção em alguns aspectos mais sutis que as artes carregam (como as formas, as linhas, os ritmos e os padrões), e tenha também espaço para construir suas próprias conclusões a respeito da obra.
Ao encontrar o novo (um quadro, uma nova paisagem, um texto) o adulto pode ajudar a criança a enxergar elementos que ela não enxergaria sozinha. Por exemplo, ao levar a criança à praia para ver o mar pela primeira vez, poderíamos contar que lá longe, do outro lado da linha do horizonte, existe uma outra criança na costa da África conhecendo o mar pela primeira vez.
Estaríamos explorando ludicamente esse novo encontro e aproveitando para “pintar” novas imagens e possibilidades dando importância à imaginação da criança, a auxiliando nessa viagem pelo desconhecido.
Portanto, é necessário que nós também criemos espaço e tempo para a imaginação em nossas vidas, para que possamos enriquecer a vida imaginativa das crianças à nossa volta.
Fonte: Gabriela Levy, ilustradora do TEC.
No TEC, Tecnologias e Experiências Criativas, a aprendizagem ativa é utilizada para ensinar ciência e tecnologia aos estudantes do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais.
Referências:
_ ANDRADE, Júlia Parreira Zuza. O papel da ilustração no livro-ilustrado: uma discussão sobre autonomia da imagem. Anais do SILEL, Uberlândia: EDUFU, Volume 3, Número 1, 2013
_ZIMMERMANN, Anelise; FREITAS, Neli Klix. O livro ilustrado e a imaginação: escritor, ilustrador e leitor em uma trama interativa. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 36, n. 1, p. 137-150, jan./mar. 2018
_GIRARDELLO, Gilka. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2 (65), p. 75-92, maio/ago. 2011
https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7041090964232224768
MATRÍCULAS ABERTAS
A Escola Ville Maker é o resultado de mais de 20 anos de experiência de seus fundadores no setor de educação. Atuando de forma propositiva e inclusiva, nossa equipe aplica as ferramentas tecnológicas e educacionais para levar aos alunos que integram essa grande família Ville Maker uma educação pautada em valores, colaborando na formação de cidadãos solidários, críticos e autônomos na sociedade.
Faça-nos uma visita e entenda nosso método de ensino e faça de seu filho um agente transformador do mundo.
Escola Ville Maker
Rua F-40 – Nº 430 Qd-56 Lt-23/25 – St. Faiçalville , Goiânia – GO, 74350-330
Fones: (62) 3095-5713
WhatsApp: (62) 99316- 6588 – Fale conosco
Inglês | Capoeira | Culinária | Xadrez| Robótica maker | Videoteca | Valores| Aulas lúdicas e interativas | Mini Horta|Parque Infantil | Acompanhamento Psicopedagógico
#escolavillemaker #villemaker #villemakergoiania #escolanofaiçalville #educação #faiçalville #escolainfantil #aprensermatematica #aprenderciencias #ensinarcriança #ensinodecriancas #aprenderrobotica #robotica